9.4.11

Vida em uma Lauda - A porteira

Pensou na vida, mas não olhou pra trás. As lembranças já não faziam parte dos seus planos, não havia o que recordar, nem infância tivera. Na mala praticamente vazia, o futuro: um espaço a ser preenchido. Vestida de coragem, calçada de garra, deu o primeiro passo: encarar o mundo. No bolso, identidade para lembrar quem era; sobrenome para jamais esquecer suas origens, mesmo com todo o sofrimento, afinal cada um carrega consigo uma história difícil de ser apagada, e, além de algum dinheiro entregue por seus irmãos da venda de carvão, não levou mais nada, nem fotos; a da identidade era mera formalidade, já não se reconhecia ali.

O sol estarrecido acompanhava-a de perto sem deixar que nenhuma nuvem lhe tampasse a visão. Colocou a mala no chão e abriu a porteira retirando a corrente que se agarrava a cerca impedindo sua passagem. Parou. Contemplou por alguns instantes aquele céu tão azul que seria capaz de respingar sua cor em qualquer coisa. O calor intenso ultrapassava sua pele e alcançava o sangue que corria por suas veias. Era chegada a hora de partir o cordão umbilical com os dentes antes que a parteira do vilarejo cortasse os seus sonhos de ir embora daquele chão, pois antes dos dezoito anos, as barrigas das meninas já despontavam, enquanto os pais dos rebentos embrenhavam-se na roça, isso quando não eram vendidas aos fazendeiros por punhado de terra ou de dinheiro, como ocorrera com duas de suas irmãs. Quanto valeria? Desviou o pensamento e seguiu em frente. Nenhuma lágrima. Ninguém a levara até a saída do vilarejo. Iria ser mulher da vida, sua mãe dizia. O pai reforçava a ladainha chegando a ameaçá-la com o cipó, como o fizera em toda sua infância. Não se intimidou. Apressou o passo e chegou ao pequizeiro, local onde o pau de arara passava para recolher os desistentes, como o povo chamava quem ia embora. Para ela, os libertados.

Ao longe a nuvem de poeira avisava: é chegada a hora de partir! Respirou fundo. Engoliu a saliva forçosamente como se um nó na garganta impedisse o acesso... Pisou firme no primeiro degrau. Jamais teria o destino que lhe traçaram. Fechada a porteira, renascera.

Alice Nascimento

Foto: Rodrigo Marques

5 comentários:

  1. Ahhhh Lika... Fui lendo e de alguma forma consegui me ver nas palavras.
    Os fios do destino andam desenrolando o novelo da vida e percebo que não sou mais a mesma...
    Ando me munindo de coragem para dar os meus passos sem vacilar ou fraquejar.

    Seu dom é maravilhoso... Nunca pare de escrever! Dê sempre vida as letras e aos seus sentimentos!

    Um beijo muito carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Caramba...
    quero ser o primeiro a comprar seu livro viu?

    ResponderExcluir
  3. Digital Cacinho, já pensou?! rsrs..Será que tenho futuro?! Obrigada meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. "Vestida de coragem, calçada de garra, deu o primeiro passo: encarar o mundo".

    Alice, eu estou adorandoa cada dia mais teus textos.Como disse agora pouco a um amigo que tbém está na fase de criações. Escrever é sentimentar!

    ResponderExcluir
  5. Lindo Fifi...estava doutrinada demais, precisava remexer as palavras e os sentimentos!!! bjs

    ResponderExcluir

Entre vírgulas, exclamações, e interrogações... seu comentário é bem vindo!