Quatro paredes abandonadas pelo descaso. Luz fracionada, natural, que invade o espaço esmagada entre as telhas. Ventilação? Quando em surto alguém corre. No recreio? Não, não há espaço para recreio, esse intervalo é furtado dos alunos, mas para pegar a borracha emprestada ou aquela folha extirpada de algo parecido com um caderno sofrida pelos rabiscos inelegíveis, quando é atirada ao cesto de lixo...sim, há ventilação.Livros? Dizem que há uma Política Nacional do Livro, mas não se sabe ao certo. Ali os livros nunca chegaram. Não, minto, sim, já chegaram: foram colhidos em depósitos. Eram antigos, mofados, incompletos, três por aluno, dois por aluno, nenhum, tanto faz, eles nunca sentiram o cheiro de um livro novo, como cheiro do café passado no coador de pano, instigador de sentidos que faz o imaginário brotar uma mesa com pães frescos, bolo de milho, cuscuz e beiju...mas não, nada de ilusão, é realidade mesmo!Biblioteca? Pra quê? Quatro paredes sem alunos, sem fardas, sem cores, sem voto? E computadores? Jamais! Despertam mentes curiosas e investigativas, é melhor não ousar. Detalhe, o enfarte desse conglomerado de paredes de cimento e tijolo seria inevitável, a fiação jamais suportaria essa tecnologia.O fato é que acaba de ser aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, o projeto de lei que altera a Política Nacional do Livro, e que será votado em meados do ano. Então enfim serão garantidos livros aos alunos? Não, isso já é, ou deveria ser. O que muda? Em era de evolução tecnológica, onde jumentos são utilizados como bibliotecas para transportar livros, caixas de papelão são improvisadas para o mesmo fim, livros nem chegam as escolas e computadores não relíquias sem conexão com internet (na maioria, grande maioria das escolas, até inexistem)... agora os E-readers, mais conhecidos como Ipad,equipamentos sofisticados, leitores de livros digitais, serão equiparados a LIVRO !!!!
Multiplicam-se quatro paredes, multiplicam-se alunos, multiplicam-se votos, multiplicam-se espaços coletores, armazenadores chamados de escola. Inova-se no conceito: tecnodemagogia!
é isso aí amiga! a expressão das idéias é que dá força ao novo, à mudança sutil do nosso cotidiano...parabéns! beijos.
ResponderExcluirOi Lika...hoje o Cacinho esteve aqui em casa e olhando o blog dele vi o seu comentário...quanto tempo...nem sabia que você tinha um blog
ResponderExcluirGostei do texto que nasceu no engarrafamento...é nessas horas que devemos mesmo aproveitar para escrever...soltar as amarras
Quanto a sua postagem atual...é o reflexo da nossa educação, em alguns lugares, acredito que ai com certeza também seja assim, existem salas com duas séries e um só professor, quadros nas paredes da frente e nos fundos...aulas de matemática e portugues ao mesmo tempo...matérias diferentes...enfim
Multiplicam-se os descasos, os abusos e a demagogia...
Um abraço na alma...
Boa semana pra você e sua família
Bjo
Elcio, meu querido amigo. Criei esse blog, mas resisti ferozmente pra não voltar a escrever, acredite, por isso não o divulguei.Estou, por enquanto, só me "aquecendo"..espero que minha estadia por aqui seja longa...rsrs. Seja bem vindo e sinta-se, sempre, a vontade, afinal, além de amigo, é um irmão de alma!!!
ResponderExcluirO sutil e dissimulado mecanismo de perpetuação de uma ordem que interessa aos poucos de sempre. Esse cenário de total abandono, que choca e indigna, é o mesmo usado para criar falsas esperanças na população, que atesta essa incompetência através do voto.
ResponderExcluirParabéns, Mandinha! Bela postagem.
Um beijo na fronte.
Quase Mandona: Mandinha...rs..Já tenho tanto apelido que as vezes já nem me acho Alice!rs Obrigada Júnior, infelizmente a Educação tem servido para isso: voto e interesse de uma minoria. Se o Ipad chegaria às escolas...ah sim chegaria, com certeza às escolas "modelos" àquelas destinadas à propagando do governo!
ResponderExcluirR E V O L T A N T E!!
abraço!